sábado, novembro 19, 2005

Utilidades #7


Não, não é pelo facto de os Hope of the States terem uma música chamada "Ponte 25 de Abril" que o Imberbe caiu de amores por este quinteto. Também não é pelo facto de, sendo ingleses, terem escolhido o nome de baptismo Esperança dos Estados (Unidos? Sim, o título vem de um estudo publicado na década de 30 sobre os asilos mentais americanos). Muito menos o será pelo suicídio do seu guitarrista Jimmi Lawrence, ocorrido em Janeiro de 2004.
Então é porquê, raios?
Ora, porque "Lost Riots", o excelente álbum estreia dos moçoilos, editado há já um ano mas só agora chegado, por mão amiga, a este blog, contém 12-músicas-12 épicas, geniais, avassaladoras, fantásticas. Produzidas por Ken Thomas, o homem responsável pelo som dos islandeses Sigur Rós, faixas como o instrumental de abertura "The black amnesias" ou os singles "Nehemiah" e "The red the white the black the blue" denunciam influências de Radiohead, Mogwai ou dos canadenses Godspeed You Black Emperor.
Para saber mais acerca de Sam Herlihy (voz, guitarra, piano), Anthony Theaker (guitarra, piano, orgão), Mike Siddell (violino), Paul Wilson (baixo) e Simon Jones (bateria) podem ir a http://www.hopeofthestates.com

sábado, novembro 12, 2005

Fitas #5


O Imberbe confessa não ser seu costume recomendar produtos que ainda não experimentou e/ou consumiu. Mas abre aqui uma excepção para "Elisabethtown" , a última película de Cameron Crowe, já que tem um fraquinho pelo realizador de fitas tão essenciais como "Singles" ou "Jerry Maguire". Protagonizada por Orlando "Legolas" Bloom e Kirsten Dunst, esta história de um designer à beira do suicídio que se redime por amor a uma hospedeira de bordo (sim, soa pirosamente lamechas, mas este bloguista não é de ferro) tem todos os ingredientes para proporcionar uma salutar e desopilante ida ao cinema... sem pipocas e outras Cocas.

Fitas #4


Já está disponível nas lojas (e no pasquim do Engenheiro Belmiro) o DVD "Star Wars Episódio III- A vingança dos Sith", derradeiro capítulo da saga galáctica saída da fértil imaginação de George Lucas.
Depois da infantilidade de "A ameaça fantasma" e da congestão digital de "Ataque dos clones", respectivamente os episódios I e II da trilogia, desta vez o Mestre Lucas conseguiu satisfazer as elevadas expectativas de todo um planeta e realizar uma obra-prima que finalmente aguenta as inevitáveis comparações com a trilogia original.
Num filme negro e nihilista como poucos, assistimos à queda sem redenção de Anakin Skywalker no lado negro da Força, à custa de amizades traídas e sonhos perdidos. George Lucas entendeu enfim que os efeitos especiais não são o fim, mas apenas um meio, uma ferramenta como qualquer outra, para contar uma história e dá-nos uma lição de cinema que tão cedo o Imberbe não esquecerá.
A versão em DVD, tal como as anteriores, chega-nos em versão dupla, com um primeiro disco contendo o filme em primorosa cópia digital e uma segunda rodela recheada de extras suculentos...
Dúvida do Imberbe: será mesmo o final da saga?

segunda-feira, novembro 07, 2005

Utilidades #6



Fixem bem este nome: Editors. No mundo real, longe, bem longe das MTV's e outras estirpes da perigosa gripe-das-aves-canoras-desafinadas, estes quatro britânicos (a saber: Tom Smith nas vozes, Chris Urbanowicz nas seis cordas, Ed Lay nas percussões e Russell Leetch no baixo) são os responsáveis por aquele que o Imberbe considera o grande "primeiro-disco" do ano (Kaiser Chiefs? Não me façam rir! Bloc Party? Ainda têm muito que aprender...).

Jóias como os singles "Munich" e "Bullets" trazem ao escriba memórias bem-vindas de New Order (época "Movement") e Chameleons. A voz de Smith, essa, lembra o saudoso Ian Curtis.

Mais? Vão a edittorsofficial.com .

sábado, novembro 05, 2005

David Lodge em Lisboa


David Lodge, autor britânico de livros tão imprescindíveis como "Um almoço nunca é de graça" ou "Terapia", estará em Lisboa no próximo dia 16 de Novembro para apresentar o seu novo opus, "Autor Autor".
Se o Imberbe tivesse o dom da ubiquidade, estaria na primeira fila do Teatro Nacional Dona Maria II, onde decorrerá o evento, a aplaudir tão ilustre plumitivo. Como não foi agraciado à nascença com tamanha dádiva, limitar-se-ão estas linhas a saudar tão augusta visita e a prometer resenha da obra assim que esta chegue às mãos do escriba.