sábado, outubro 22, 2005

O benefício da dívida


Fonte anónima mas amiga do Imberbe avisou-o que o Economista Silva comprou carro novo. Ora, como toda a gente sabe, incluindo ex-governantes amantes de bolo-rei e coqueiros, tais artefactos necessitam de algo a que se convencionou chamar "rodagem", eufemismo que desde 1985 significa algo como "vou ali à Figueira da Foz ganhar um congresso e já venho".
Dá-se o caso que, neste ano da desgraça de 2005, o mapa português sofreu uma mutação, fruto de um vírus enviado dos confins do ciberespaço por um "hacker" pan-europeu que assina com as iniciais "DB", e a Figueira situa-se agora algures em Belém (não a Belém bíblica, mas a dos pastéis de nata...).
Dando de barato que o emérito Professor Doutor, após descer das estratosféricas alturas em que tem planado estes últimos anos, se apercebeu de tal facto, fica a pergunta: irá o distinto catedrático encetar essa já anunciada e homérica demanda sem encontrar escolhos, ou o antigo Salvador da Pátria, assim que se desembarace do seu agora infiel escudeiro Sancho Pança, conseguirá reunir forças para, num último esforço, levar de vencida os moinhos de vento de Boliqueime?